Peças feitas de papelão têm tudo para cair no gosto das crianças. Muitas delas, os pequenos podem ajudar a fazer, preenchendo os momentos de ócio
Basta uma simples voltinha nas lojas de brinquedo para ver que quase 100% das peças vendidas para as crianças são feitas de plástico. Mas há algumas empresas e designers pensando em ocupar espaço no mercado com produtos mais sustentáveis.
Um exemplo é a holandesa Hulki, que desenvolveu um conceito de brinquedos criativos e amigos do meio ambiente que prometem fazer sucesso entre a criançada. São casas feitas de papelão com encaixes simples em forma de animais. O mais legal é que as crianças podem brincar em seu interior. Corujas, baleias e tartarugas foram os bichos escolhidos para dar forma às primeiras peças, que custam a partir de R$ 200 e podem ser compradas pelo site com entrega no Brasil.
No entanto, nem é preciso desembolsar esse valor para ter brinquedos criativos e feitos com materiais reciclados. HAUS mostra abaixo dois brinquedos feitos com produtos que poderiam ir para o lixo. E o mais legal? As crianças é que serão as designers.
Casinha de papelão
Que tal reaproveitar uma caixa de papelão e passar a tarde criando uma casa para brincar durante toda as férias? Você vai precisar só de: uma caixa grande de papelão, tesoura, estilete, fita adesiva, papel colorido, papel kraft e cola branca. O passo a passo a gente ensina aqui.
Fantoche de sucata
Inventar histórias e deixar a imaginação fluir é um exercício e tanto para o desenvolvimento dos pequenos. E se o fantoche for feito por ele é ainda melhor. Para dar vida para o novo amigo você precisará de um copo plástico, caixa de ovos, jornal, cola branca, fita crepe, papelão, tintas e canetas coloridas. Quer aprender? Clique aqui.
Fonte: Gazeta do Povo (design).