A Semana Sem Telas (anteriormente Semana Desligue a TV) é uma comemoração anual em que crianças, famílias, escolas e comunidades desligam voluntariamente as telas e ligam a vida.
Ao invés de depender de telas para se entreter, os participantes leem, sonham acordados, exploram, aproveitam a natureza e aproveitam a companhia da família e dos amigos.
A ideia da Semana Sem Telas não é apenas deixar de lado as telas por sete dias; é ser um gatilho para mudanças importantes no estilo de vida que trazem melhorias no bem-estar e na qualidade de vida durante todo o ano.
No centro da Semana Sem Telas estão pais, professores e outras pessoas interessadas que se mobilizam para atividades locais e eventos ao redor do mundo. Organizar é divertido e fácil; nós criamos materiais para orienta-lo durante o processo e ajudar a promover a semana.
Por que desligar as telas?
As telas vieram para ficar, mas isso não significa que as crianças precisem passar mais de 5h por dia em frente a elas. Pelo contrário. Nossas crianças seriam mais felizes e mais saudáveis se tivessem outras opções de lazer.
Nós não estamos pedindo que você deixe de usar seu computador para trabalhar ou que pare de falar no telefone celular por uma semana. O objetivo da Semana Sem Telas é evitar o uso de telas para entretenimento, a fim de aproveitar o resto do mundo. As telas estão tão presentes em nossas vidas que diferenciar o que é entretenimento e o que é trabalho ou comunicação pode ser difícil.
Na verdade, compreender o papel das telas em nossas vidas é um componente essencial da Semana Sem Telas. Se conversar, enviar mensagens e checar seu email do trabalho estiver interferindo com o tempo que deveria ser dedicado à família (incluindo refeições), é porque está na hora de repensar a maneira como você vem usando essas ferramentas.