Nesse mês disponibilizamos 10 novas resenhas literárias.
Confiram!
CORAGEM, CORUJA! Sami e Bill
Os olhos da coruja estavam quase fechados de tanto sono… Mas, o medo era tão grande, que ela não conseguia dormir.
Preocupada, a Lua conversou com a coruja para que não ficasse tão assustada.
Será que a Lua conseguiu acalmá-la?
E a coruja? Pôde finalmente dormir?
TURMA DO PERERÊ – COISAS DO CORAÇÃO – Ziraldo
Na Mata do Fundão. E não pára por aí! Também traz alguns bilhetes de amor que os casais da Turma andam passando uns para os outros. Você não pode deixar de ler! O amor está no ar.
JONAS E AS CORES – Regina Berlim
A obra é uma prosa poética que conta as vivências de um menino em meio às descobertas do mundo e às particularidades que nos fazem distintos uns dos outros. Ao descobrir que vê o mundo em preto-e-branco, Jonas embarca em uma viagem que aguça os sentidos e lhe permite vivenciar aquilo que não pode efetivamente ver.
O livro de estréia de Regina Berlim é rico em cenas sensíveis e imagéticas de experiências criadas com base no reconhecimento do espaço e do tempo e no relacionamento afetivo entre quem ensina e quem aprende.
A INCRÍVEL SOMBRA DE JACK – Tom Percival
Você já parou para pensar no que a sua sombra faz quando você não está olhando? Jack sabia muito bem.
Ele e sua incrível sombra mágica faziam tudo juntos e estavam sempre se divertindo. A amizade deles era muito especial, mas às vezes até mesmo melhores amigos se desentendem…
O que Jack pode fazer para trazê-la de volta?
COMO FUNCIONAVAM OS DINOSSAUROS – Alan Snow
VOCÊ POR ACASO JÁ SE PERGUNTOU…
Como era o cérebro de um brontossauro?
Se um carnotauro conseguia enfiar o dedo no nariz?
Se o triceratope botava ovos?
Quanto um T-Rex conseguia comer numa única mordida?
Aqui você pode escavar as respostas e descobrir tudo sobre dinossauros!
QUE BICHO ESTÁ NO VERSO? – Adriano Messias
Neste livro divertido e criativo, Adriano Messias oferece ao leitor uma série de adivinhas poéticas, que brincam com a aparência física de vários bichos e a maneira como eles “se vestem”. A resposta para cada adivinha se encontra sempre no verso dos versos. Com as belíssimas ilustrações de Cris Eich, Que bicho está no verso? proporciona ao leitor uma rica experiência estética, estabelecendo uma relação muito feliz entre texto e imagem.
DIA DE SOL NA FAZENDA – Bia Villela
Lúdico e divertido, o livro mostra a passagem de um dia na fazenda, desde o amanhecer até a chegada da noite, e apresenta o diálogo entre o Sol e os bichos. O astro vai fazendo algumas perguntas singelas aos animais, que respondem, cada um a seu modo, emitindo seus sons naturais. O Sol chega ao poente e se recolhe, gerando a noite e o fim da história. Utilizando cores intensas, formas simples e geométricas, rimas e onomatopeias, Bia Villela constrói uma narrativa atraente para o pequeno leitor, estimulando sua leitura e sua criatividade.
A VACA FOTÓGRAFA – Adriano Messias
Nesta divertida história, Adriano Messias apresenta ao leitor uma vaca um tanto atrapalhada, que fica o tempo todo fotografando os bichos de um sítio. O que ela não sabe é que a sua máquina fotográfica pode lhe pregar uma peça. Com as ilustrações bem-humoradas de Jean-Claude R. Alphen, A vaca fotógrafa é uma ótima oportunidade para que o pequeno leitor entre em contato com a paisagem e os bichos do campo de forma lúdica e criativa.
ATCHIM? – Gláucia de Souza
Raul vive em casa e não sai nem para brincar com os amigos. É um menino que tem alergia a tudo. Espirra o dia inteiro e tanto que até fica roxo. Tudo o faz espirrar: flor, poeira, chuva, frio, calor… Até fazer pipa e jogar futebol lhe dá alergia. Difícil de acreditar, não é?
Divertida, esta narrativa apresenta uma situação engraçada que certamente vai agradar a todos.
FESTA NO MEU JARDIM – Marcos Bagno
Nestes poemas singelos e delicados, Marcos Bagno nos apresenta vários bichos que habitam um jardim, compondo um cenário familiar às crianças. Com as belíssimas ilustrações de Lúcia Hiratsuka, este livro estabelece um diálogo de rara sensibilidade entre texto e imagem, permitindo ao leitor o exercício prazeroso do olhar.