Que tal transformar a ida ao supermercado ou à feira em uma brincadeira? Levar as crianças às compras é uma oportunidade de apresentar alimentos saudáveis, mostrar a elas como são in natura e estimular o consumo. Veja algumas dicas:
* Nas primeiras vezes, prefira frutarias ou feiras livres, onde são vendidos apenas frutas, verduras e legumes. Assim, evita-se que as crianças foquem nos itens industrializados. Todo feirante gosta de oferecer degustação. É uma ótima oportunidade de apresentar as frutas aos seus filhos.
* No supermercado, evite os corredores das guloseimas. Mas, caso as crianças os encontrem, aproveite o momento para explicar que essas opções existem e podem ser consumidas, mas com moderação. Combine quando ele pode escolher uma bolacha, um chocolate…
* Mesmo novas, as crianças são capazes de ajudar a escolher alguns alimentos. Estimule essa colaboração.
* Peça ajuda dos filhos na preparação dos pratos. A partir dos 2 anos, isso já pode ser feito, sempre com a supervisão dos pais e respeitando a capacidade de executar tarefas relativas a cada idade. Deixar a fruteira visível e pedir que a criança pegue a laranja e a banana, quando você for preparar uma salada de frutas, é uma alternativa. Para as maiores, quebrar ovos e misturar ingredientes são funções divertidas e que elas adoram.
Fonte: Revista Crescer.