A data é comemorada no dia 16 de outubro desde 1979. Em 1945, foi fundada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente presidida pelo brasileiro José Graziano da Silva. A FAO trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida saudável. Fonte: Instituto Akatu.
Agricultura familiar
É responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa dos brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor. É por isso que a Agricultura Familiar é reconhecida como promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural. Além disso, gera postos de trabalho em número bem maior que a agricultura empresarial, se preocupa com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental e preserva as tradições e os costumes locais. Fonte: Contag.
Na maioria dos casos, os produtores familiares não utilizam uma grande quantidade de agrotóxicos, fato que associa, muitas vezes, a agricultura familiar à agricultura orgânica.
Consuma alimentos orgânicos
Os impactos positivos de consumir produtos orgânicos vão além dos ganhos para a saúde e a nutrição.
Além de evitar a erosão do solo e a contaminação da água, orgânicos ainda evitam problemas de saúde, são mais nutritivos e saborosos.
Quando o consumidor adota como critérios para a compra de alimentos não só o preço, mas também a qualidade, a origem e as informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pelo produtor ou pelo fabricante, entre outros, pode trazer grandes benefícios também para a sociedade e para o meio ambiente. E essas pequenas mudanças nos hábitos cotidianos de consumo de cada indivíduo são essenciais para a transição para um estilo de vida mais sustentável. Fonte: Akatu.
Confiram alguns locais para encontrar produtos orgânicos em Curitiba!
Vale a pena saber!
A luta contra o excesso de açúcar e sal na alimentação infantil! Leia na íntegra!
O desperdício de alimentos. Saiba mais!
O desperdício que não queremos. Saiba mais!
Muito além do peso: um documentário sobre a obesidade infantil
Pela primeira vez na história as crianças apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.