A partir de qual idade as crianças podem usar PFF2 e quais os cuidados?
A SBP, a Academia Americana de Pediatria e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) indicam o uso de quaisquer máscaras só a partir dos 2 anos de idade. Antes disso, há risco de sufocamento.
Os cuidados com a PFF2 são os mesmos passados para gente grande. Ou seja, recomenda-se a troca após oito horas no rosto, ou se ela ficar suja ou molhada.
Atenção: esse modelo não deve ser lavado, nem com álcool. Para reutilizar, basta deixá-lo pendurado ou guardado em um saco plástico por três a sete dias para inativar possíveis vírus na superfície. Se notar qualquer sinal de desgaste, é hora de jogá-la fora.
E se a criança não conseguir usar a PFF2?
Para os pequenos que não se adaptarem, uma alternativa é utilizar uma máscara cirúrgica descartável — essas são facilmente encontradas em tamanhos menores — com a de pano por cima.
Dessa forma, você aumenta o número de camadas e melhora a vedação. “O que não pode é deixar de usar máscara, principalmente em ambientes fechados”, pontua Beatriz (pesquisadora Beatriz Klimeck, criadora do projeto “Qual máscara?”),
A SBP orienta, acima de tudo, que a garotada seja ensinada sobre o manejo correto desse equipamento através do exemplo e de maneiras lúdicas. Bonecos em que você coloca uma máscara são uma forma de mostrar para o pequeno como proceder.
“Sugerimos sempre o treino e a conversa. Você precisa explicar os motivos para usar, a forma de fazer isso e o que não deve ser evitado. Os pais e responsáveis precisam dar o exemplo”, finaliza Beatriz.
Leia a matéria na íntegra AQUI!
Leia mais em: https://saude.abril.com.br/blog/boa-pergunta/covid-19-criancas-podem-usar-mascaras-pff2-n95/