A Comissão Europeia de Meio Ambiente elegeu a cidade de Vitoria-Gasteiz, na Espanha, como aCapital Verde Europeia de 2012, por conta das ações que o governo do município vem realizando nos últimos anos em prol da sustentabilidade.
A nomeação aconteceu durante a Conferência da Capital Verde Europeia, em Estocolmo, que foi a primeira cidade a receber o título de capital verde, em 2010, quando a Comissão de Meio Ambiente do continente criou a iniciativa. Em 2011, a eleita foi Hamburgo, na Alemanha.
Entre outros fatores, a cidade de Vitoria-Gasteiz foi escolhida pela Comissão para ser a Capital Verde Europeia de 2012 porque:
– aproximadamente 99% dos moradores do município possuem acesso a direitos básicos, como educação, saúde, alimentação e cultura e lazer;
– todas as residências da cidade possuem áreas verdes em um raio de, no máximo, 300 metros e
– na última década, o consumo de água no município caiu continuamente e promete chegar a menos de 100 litros/dia por morador, superando as expectativas da ONU, que pede que os países tenham uma taxa de consumo de água de 110 litros/dia por pessoa.
A prefeitura da cidade ainda está implantando outras ações em prol da sustentabilidade do município, que traz benefícios para as áreas de gestão de resíduos sólidos, energia limpa, eficiência energética e transporte público, além de ajudar a combater as mudanças climáticas.
FONTE: Planeta Sustentável