Uma inspiração na voz de quem embala uma criança
Acalanto. Ato de acalentar, de ninar uma criança, de acalmá-la e reconfortá-la, levando-a ao peito e cantando para que adormeça.
Acalantos de Além-Mar. Espetáculo musical inspirado no potencial existente na voz de quem embala uma criança, ação cultural que encontra estreitos laços de identificação com o público ao inserir em seu repertório cantilenas, parlendas e expressões da música vocal tradicional que ainda fazem parte da memória de adultos e crianças e que circulam nos lares e escolas brasileiras.
O “Acalantos de Além-Mar” é um espetáculo inédito que estreou dia 3 de junho e está circulando nos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba. Serão 30 sessões, totalizando aproximadamente 150 espectadores por apresentação (entre alunos – crianças de 0 a 5 anos –, educadores e funcionários).
Cantoras envolvem a plateia com temas de tradição oral oriundos de distintas etnias, interpretando as canções, por meio de arranjos vocais elaborados para três vozes. O idealizador do projeto, Nélio Spréa, explica que o objetivo é brincar com as possibilidades vocais e interagir por meio de estímulos visuais e sonoros, especialmente com os pequenos de 0 a 3 anos. “Acreditamos que estas canções tradicionais foram lentamente lapidadas por diferentes gerações nos processos de transmissão ao longo dos tempos, e por isso, atuam como meios condutores de afeto, promovendo confiança e gerando aconchego”, diz Spréa.
O projeto é uma das poucas produções dirigidas a bebês no Brasil atualmente. Por isso, espera-se que o espetáculo possa preencher esta lacuna, tornando-se referência na área da produção musical ao olhar os bebês enquanto sujeitos capazes de apreciar arte e sentir música, numa relação para além do entretenimento. Ao proporcionar cultura às crianças que encontram poucas condições de acesso a este tipo de produto cultural, e ao oferecer gratuitamente o espetáculo dentro do espaço escolar, o projeto contribui para a valorização do repertório e inova ao apresentá-lo a partir de arranjos vocais para três vozes.
O “Acalantos de Além Mar” é uma idealização da Parabolé Educação e Cultura e apresentado pelas cantoras Renata Melão, Luana Godinho e Mariana Castro. Liane Guariente está à frente da direção musical, da preparação vocal e da elaboração de alguns arranjos, que contaram também com a sensibilidade do músico André Dittrich. A direção artística é de Levi Brandão. Todas as canções são de domínio público e uma parte delas ainda está presente no dia a dia de muitas famílias e no cotidiano dos educadores.