Todos os anos, especialmente nas semanas que antecedem o Simpósio, as turmas mergulham nos diferentes aspectos que envolvem o ato de consumir e investigam sobre as estratégias que as mídias lançam mão para nos manter fortemente vinculados ao mundo virtual e, de preferência, consumindo seus produtos.
A identificação das novas formas de se fazer publicidade nos tempos de hoje e a percepção de que nós, pessoas, estamos virando “o produto” de diferentes empresas, nos desafia a repensar nossas relações humanas no mundo real.
O percurso investigativo instiga e nos convida a brincar sem que haja tanta necessidade de consumo, a brincar com amigos reais e não virtuais, a uma alimentação mais próxima do natural pensando em nossa saúde física e mental, além de mais respeitosa com o meio ambiente.
Para chegar a essas conclusões, as alunas e alunos geram hipóteses, pesquisam, entrevistam pessoas, relatam suas conclusões e se preparam para esta apresentação formal dos conteúdos para as famílias, no dia do evento.
O Simpósio envolve toda a equipe de educadores e conta com a participação entusiasmada dos nossos alunos e alunas, do Infantil ao Ensino Fundamental II.
Confiram os temas do 19º Simpósio Mídia e Consumo:
Infantil I e Grupo I: Vamos brincar no bosque?
Grupo II: Brinquedos do meu quintal
Grupo III: O sabor de uma vida lá fora
Grupo IV: Bichos estimados
1° ano: O brincar e o brinquedo feito à mão
2° ano: Brechós: uma brecha para o meio ambiente
3° ano: O que você alimenta quando se alimenta?
4° ano: O Julgamento dos Humanos
5° ano: Padrões de beleza vendidos ao público
6° ano: #cidadeparaquê(m)?
7° ano: @futuro do trabalho
8° ano: Mulheres, mídia e padrão de beleza